Lombo Assado com Geléia - Menu Criativo - Receitas

02/10/2012

Lombo Assado com Geléia

Lombo de porco, para ser bom tem que ser suculento. Marinar o lombo por umas 12 horas antes de assar é  infalível para um lombo suculento, mas o que fazer quando a gente não tem esse tempo todo né?
Uma dica é assar o porco com geléia. Escolha uma geléia clara, como de laranja, de damasco ou até uma geléia de pimenta (uhm! amo!) Olha só essa receita de lombo assado suculento:


Lombo de Porco com Geléia de Damascos
(Serve 4 pessoas - Tempo de Preparo: 1 hora e 15 minutos)

1 lombo de porco de +/- 1,2Kg
3 colheres de sopa de geléia de damascos
alho, sal, pimenta e ervas a gosto (usei alecrim e tomilho)
Azeite extra-virgem para regar

como cozinhar lombo

Limpe o lombo retirando parte da gordura. Coloque-o em uma forma e tempere-o com sal, pimenta e ervas de sua preferêcia. Massageie bem os temperos sobre toda carne. Regue com bastante azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno por uns 50 minutos.
Após os 50 minutos, retire do forno e retire o papel alumínio. O lombo estará bem cozido, mas pálido. Então coloque a geléia sobre o lombo e espalhe com a ajuda de uma colher.

Depois de espalhar a geléia, volte o lombo ao forno até ele ficar douradinho e o caldo que ficou na forma reduzir (+/- 15 minutos) . Após dourar, retire o lombo do forno, espere 5 minutos e então fatie.
(esta espera fará com que a carne não solte água).
Coloque as fatias no caldo que ficou na forma e espere mais 5 minutos antes de servir. (esta espera fará com que a carne absorva parte do molho que se formou.)
Ao servir, regue cada fatia com o caldo que  ainda ficou na forma. 

Um comentário:

  1. Ana, adorei a receitinha. Gosto muito de lombo suíno e com um toque agridoce... Que delicinha! Bjo!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Licença Creative Commons
Menu Criativo de Ana Paula Castelli está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

Menu Criativo® é uma marca registrada por Ana Paula Castelli sob nº processo 906768420 no INPI.